quinta-feira, 22 de março de 2012

Série TopGuitar - Lee Ritenour


Ritenour nasceu no dia 11 de janeiro de 1952 em Los Angeles, Califórnia. Aos 16 anos de idade já era guitarrista profissional, seu primeiro trabalho foi com a banda The Mamas & the Papas, onde recebeu o apelido de "Capitain Fingers", por causa de sua destreza manual na guitarra. Ritenour era um guitarrista muito requisitado na década de 70 por sua versatilidade, o que o levou a vencer o premio da revista Guitar Player como Melhor Guitarrista de Estúdio” por duas vezes.
Uma de suas influências mais notáveis ​​é o pioneiro do jazz guitarrista Wes  Montgomery, entre outros, como Joe Pass, Kenny Burrell e John McLaughlin.

A carreira solo de Ritenour teve início em 1976, quando gravou o álbum “First Course”, este trabalho tornou-se uma referência para o Jazz/Rock de Los Angeles na época, no entanto não agradou muito aos críticos. Ele logo respondeu lançando mais 3 álbuns ainda na década de 70 “Capitain Fingers”, “The Capitain’s Journey” e “Feel the Night”, todos eles carregados de distorções e sonoridade Rock. Em 1979 participou das gravações do álbum antológico “The Wall” da banda “Pink Floyd” que dispensa comentários, Ritenour participou das faixas “Run Like Hell” e “One of my Turns”, porém o seu nome só foi creditado na primeira.

Na década de 80 Lee passou a inserir elementos da música pop em suas gravações. A marca de guitarras Ibanez lançou o modelo LR-10 com sua assinatura. Logo em 1981 no álbum “Rit” a faixa “Is it you” chegou a ocupar o 15º lugar nas paradas da música Pop. Em 1985 ele deixou clara a sua influência pela música brasileira com o álbum “Harlequin”, que inclusive contou com a participação de Ivan Lins. E logo em seguida lançou “Rio”. Pouco tempo depois em 1987 lançou “Portrait”. O álbum tem algo de um som suave de smooth-jazz, e contou com participações de Yellowjackets, Djavan, e Kenny G.

Na década de 90, Ritenour gravou com o conceituado guitarrista Larry Carlton o álbum “Larry and Lee” e foi um dos criadores da memorável banda “Four Play”, indicada ao Grammy, que contava com ninguém menos do que o baixista Nathan East.


Em junho de 2010, para comemorar os cinqüenta anos como guitarrista, Lee Ritenour lançou o álbum “6 String Theory”. O álbum contou com participações de guitarristas famosos tais como Steve Lukather, Neal Schon, John Scofield, Slash, Pat Martino, Mike Stern, George Benson e BB King. Este álbum venceu prêmios como o “Guitar álbum of the year” pela revista “Guitar International Magazine”, o “The #1 Best 50 Guitar Albums of 2010” pela revista “UK’s Guitarist Magazine”, o “Album of the Year” da revista “JAZZIZ Magazine Publisher’s”, além do “Top Albums of 2010” do canadense “The Guardian”.

Lee também foi premiado em 2011 pelo “Echo Awards” (Prêmio equivalente ao Grammy na Alemanha) na categoria de “Melhor álbum de instrumentista em conjunto, pelo mesmo álbum.


vale a pena assistir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário